Promover ações de prevenção ao câncer de mama. Este é o objetivo principal do Outubro Rosa, movimento que a partir desta terça-feira, 1º de outubro, será realizado em Lagoa de Velhos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ideia é alertar a população sobre a importância de fazer exames e consultas periodicamente para prevenir e detectar precocemente possíveis casos da doença.
Durante todo o mês serão ministradas palestras sobre o tema nas escolas e nas comunidades de Iguatú e Bom Descanso. Também será promovido o Dia Rosa na sede do município com palestras e exames rápidos para as mulheres. “Nossa ideia é chamar atenção sobre os riscos do câncer de mama, mas também vamos dar destaque ao câncer de colo de útero para que as mulheres atualizem seus exames de preventivo”, disse a secretária Ertalice Souza.
Com o intuito de aproximar o movimento ainda mais da população local, a equipe da secretaria de saúde escolheu como madrinha do Outubro Rosa na cidade a aposentada Isa Ferreira que descobriu um câncer de mama em 2005 e desde então faz acompanhamento na Liga. “Fiquei feliz com a homenagem e estou disposta a participar das ações para que outras mulheres sejam vitoriosas como eu”, disse Isa ao receber o convite para ser madrinha do Outubro Rosa.
O símbolo oficial do movimento é o laço cor-de-rosa. Em Lagoa de Velhos, a Casa Grande – primeira edificação do município – será iluminada de rosa em alusão ao Outubro Rosa. “É uma forma de mostrarmos à população que o município está engajado realmente no movimento”, afirmou o prefeito Igor Araújo.
O movimento Outubro Rosa teve início há mais de 10 anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial. Este é o quinto ano que o Rio Grande do Norte entra nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. As ações no estado são realizadas pela Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer em parceria com a Rede Feminina Contra o Câncer e o Grupo Despertar.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é responsável por mais de 15% das mortes por câncer no Brasil. Por ano, cerca de 50 mil novos casos desse tipo de câncer são diagnosticados no País. Estima-se que no RN mais de 600 novos casos este ano, um terço deles somente em Natal. Desse total, cerca de 60% devem ser diagnosticados já em estágio avançado. O índice coloca o RN no quinto lugar entre os estados do Nordeste e 15º em todo o Brasil com maior índice de novos casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário