quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Natal/RN: : AV. Romualdo Galvão será interditada

No entorno do estádio Arena das Dunas, obras do Complexo Viário de Natal foram iniciadas há um mês e devem ser concluídas em maio de 2014. Foto: Divulgação
No entorno do estádio Arena das Dunas, obras do Complexo Viário de Natal foram iniciadas há um mês e devem ser concluídas em maio de 2014. Foto: Divulgação
Roberto Campello
Roberto_campello1@yahoo.com.br

A partir da próxima segunda-feira (2), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) interditará o trecho da avenida Romualdo Galvão, na altura do cruzamento com a avenida Lima e Silva, no sentido centro/bairro, para construção do primeiro túnel previsto no projeto. Esta semana, o consórcio formado entre as construtoras Queiroz Galvão e Ferreira Guedes, responsável pela obra de construção do Complexo Viário de Natal iniciou a confecção das paredes dos túneis que serão construídos entre as avenidas Lima e Silva e Prudente de Morais. O Complexo Viário de Natal conta com a construção de dois viadutos, sendo um estaiado, seis túneis e duas passarelas que devem ser entregues até maio do próximo ano. O investimento é da ordem de R$ 222 milhões.
De acordo com o secretário adjunto de Obras da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Caio Pascoal, o trabalho no local começou no dia 22 de outubro. No primeiro mês foi feito o fechamento de canteiros, retirada de árvores, remoção de interferências (água, energia, esgoto, fibra ótica, entre outros) e escavação de estacas do viaduto estaiado. O equipamento tem início nas proximidades do Posto 30 de setembro em Lagoa Nova e se estende até o Pittsburg, sentido bairro/centro. “As obras seguem em um ritmo acima do esperado. Nos programamos para que possamos, e iremos, entregar a obra em maio do próximo ano”, afirmou o engenheiro Caio Pascoal.
Atualmente, cerca de 120 homens trabalham na fundação do viaduto estaiado. A execução das estacas escavadas, que devem levar em torno de 20 dias úteis, já estão com 30% dos seus serviços concluídos. A partir daí, começa a execução dos pilares e posteriormente a laje que é o piso do viaduto. O segundo viaduto será construído a partir do viaduto do Quarto Centenário até a marginal da BR-101. “Para evitar o cruzamento de veículos que saem da BR-101 para a marginal em direção ao Centro Administrativo e Arena das Dunas”, explica Caio Pascoal.
Nesta quinta-feira (28), foi iniciado o trabalho de cravação das estacas prancha, que são as paredes dos túneis (trincheiras), revela Caio Pascoal. As referidas estacas, que alcançam 3 mil toneladas de ferro, serão colocadas com a ajuda de guindaste a percussão. De acordo com Caio Pascoal, o Complexo Viário de Natal tem a finalidade de melhorar o trânsito da cidade. “Quando pronto, vai gerar aumento do fluxo de veículos, evitar cruzamentos e semáforos. Enfim, vai melhorar consideravelmente a mobilidade urbana da cidade”.
Em relação a interdição da próxima segunda-feira (2), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana pede a compreensão dos motoristas e pedestres que transitam na região e orienta que os motoristas de veículos particulares utilizem avenidas como a Prudente de Morais e a Jaguarari, no sentido Centro/Candelária, que estão liberadas para o tráfego de veículos.
As obras do Complexo Viário de Natal estão divididas em quatro fases. A primeira compreende a instalação das trincheiras (túnel) na avenida Prudente de Morais e do Viaduto.  A segunda fase contará com a instalação dos túneis nas avenidas Romualdo Galvão, Lima e Silva, Jerônimo Câmara e Capitão Mor Gouveia. Na terceira fase será instalado o túnel da rua Raimundo Chaves e na quarta, e última fase, a construção do viaduto ligando a marginal da BR-101.
A ideia é que após as obras, a velocidade média da avenida Prudente de Morais passe de 40 km/h para 60 km/h, com prioridade para o trânsito de transporte coletivo, saltando dos atuais 100 quilômetros de trechos transitáveis para 300 quilômetros. Atualmente, cerca de 25 veículos passam, por minuto, nestas vias e a projeção é que esse número salte para 80 veículos por minuto no próximo ano.
Serão feitas intervenções nos cruzamentos da rua Raimundo Chaves com a avenida Prudente de Morais (onde será construído um túnel), avenida Mor Gouveia com Prudente de Morais (construção de um túnel) e Prudente de Morais com Jerônimo Câmara (construção de um túnel). Será erguido, ainda, um viaduto estaiado no cruzamento da Prudente de Morais com a Lima e Silva, que também receberá um túnel. Outro túnel será construído no cruzamento da Lima e Silva com a Romualdo Galvão e, finalmente, um viaduto vai ligar a marginal da BR-101 com a pista expressa da rodovia.
Jornal de Hoje

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