05/12/2013

Lagoa de Velhos/RN: Cidade recebe um médico cubano por meio do Programa Mais Médicos



Lagoa de Velhos recebe no próximo sábado (07), um médico cubano por meio do Programa Mais Médicos. Com a chegada de Porfirio Rodriguez Lopez o atendimento básico na área de saúde será ampliado. O profissional vai atender tanto na Unidade Mista de Saúde Genoveva Ferreira da Silva quanto nos postos de saúde de Bom Descanso e Iguatú. Como já ocorre com a médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Patrícia Rozana.

Nessa segunda etapa do Programa Mais Médicos, o Rio Grande do Norte recebeu 95 profissionais cubanos que irão atuar em 71 municípios. 
Desse total, 53 são do sexo feminino e 42 do sexo masculino. Em todo o Brasil são 2.998 profissionais. Os médicos chegaram a Natal na última segunda-feira, dia 2, e durante essa semana eles participam de uma capacitação sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No próximo sábado, a partir das 8h, será a apresentação dos referidos médicos aos representantes dos respectivos municípios onde ficarão lotados. 
O prefeito Igor Araújo, a vice-prefeita, Elíria Souza e a secretária de saúde, Ertalice Souza, irão recepcionar o médico no Hotel Parque da Costeira, localizado na Via Costeira.

Sobre o Programa

Instituído pelo Governo Federal, o Programa Mais Médicos tem como objetivo ampliar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente nas localidades onde a ausência desses profissionais é maior como, por exemplo, nas regiões Norte e Nordeste. Além disso, o programa prevê ainda mais investimentos em infraestrutura de hospitais e unidades de saúde.

Nenhum comentário: