17/01/2014

Lagoa de Velhos/RN: Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) será implantado em Fevereiro

A partir de fevereiro a população de Lagoa de Velhos vai contar com os serviços de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tipo 3, idealizado para atender aos municípios que contam somente com uma ou duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
O NASF vai oferecer atendimentos individualizados e em grupo nas especialidades de educação física, nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, mesmo horário da equipe de saúde da família. O núcleo vai funcionar também em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE).
A equipe do NASF se reuniu esta semana para discutir as metodologias de trabalho. Na próxima semana será definido o cronograma de atuação dos profissionais e as atividades que serão desenvolvidas. “Com o intuito de integrar o trabalho do NASF com o da Saúde da Família vamos reunir os profissionais da atenção básica que atuam no município para esclarecer como devem ser feitos os encaminhamentos ao núcleo e tirar possíveis dúvidas sobre o funcionamento do NASF”, disse a secretária Ertalice Souza.
O núcleo, criado pelo Ministério da Saúde em 2008, tem como objetivo principal apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil e ampliar a oferta de saúde na rede de serviços. O NASF conta com equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família.

Essa atuação integrada permite que as equipes discutam casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado tanto na unidade de saúde quanto nas visitas domiciliares, além de permitir a construção conjunta de projetos terapêuticos.





Nenhum comentário: