21/08/2014

Compositor reclama uso indevido de música na campanha de Robinson

pitta musica
Compositor baiano Carlos Pitta
O que foi pensado para fazer decolar a candidatura de Robinson Faria ao Governo do Estado pode acabar se tornando uma enorme dor-de-cabeça. O jingle do candidato do PSD, cantado por Alcimar Monteiro no primeiro programa de TV, utiliza sem autorização a música dos compositores baianos Carlos Pitta e Edmundo Caroso, “Cometa Mambembe”. Pitta não gostou nem um pouco de ver sua música ligada a uma campanha política e pretende processar o candidato.
Segundo Carlos Pitta, ele não foi consultado para que o jingle, que utiliza a mesma melodia e faz uma paródia da letra, fosse usado por campanha alguma. “Eu não aceito paródia nenhuma da minha música e muito menos paródia para campanha política. Isso é uma falta de respeito, não autorizei em nenhum momento e nem o meu parceiro autorizou absolutamente nada”, reclamou ao Jornal de Hoje.
Abrir um processo judicial por conta do uso é uma das possibilidades estudadas atualmente pelos compositores da canção. “Nós podemos abrir um processo. Nós temos advogados de direitos autorais constituídos para esse tipo de coisa. Eu sou um compositor de mais de 500 músicas gravadas no mundo todo, então eu tenho uma representatividade com o meu trabalho”, avalia Carlos Pitta.
Robson Pires

Nenhum comentário: