28/10/2014

Lagoa de Velhos/RN: “Dia Rosa” estimula prevenção ao câncer de mama


Prevenção. Essa foi a palavra destaque do Dia Rosa, evento promovido pela Secretaria de Saúde de Lagoa de Velhos na última quinta-feira, 23 de outubro, no Cecom. Mais de 160 pessoas participaram da ação que teve como foco alertar o público feminino para a importância de realizar os exames de rotina para prevenir e diagnosticar em estágio inicial o câncer de mama.
O público presente participou da ação que teve palestras ministradas pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e  Rede Feminina Contra o Câncer, instituição integrada à Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer composta por mais de 100 mulheres. O público feminino ainda teve a oportunidade de participar da Tenda da Saúde, projeto que afere pressão arterial e realiza teste rápido de glicose.
Durante toda a manhã as mulheres aprenderam sobre sintomas e formas de tratamento do câncer de mama, além de quais alimentos devem ser ingeridos de modo a manter uma alimentação saudável. Contudo, a mensagem de “nunca desistir” foi a que mais chamou atenção das mulheres.
A presidente da Rede Feminina Contra o Câncer, Lindamar Queiroz, relatou que há 27 anos quando teve câncer de mama algumas pessoas tentaram desencorajá-la. “Ouvi muito que tudo estava perdido, mas não acreditava. Sempre confiei em Deus e passei a minha fé e esperança na cura para outras mulheres”, destacou.
As voluntárias ainda falaram um pouco do trabalho realizado na Rede e na administração da Casa de Apoio Irmã Gabriela.  Ensinaram as mulheres a fazer o autoexame das mamas e cantaram a música oficial do Outubro Rosa de 2014. “A participação das mulheres este ano superou nossas expectativas. Foi um dia muito gratificante para todos os profissionais da saúde do município”, disse a secretária de saúde, Ertalice Souza.  














































Nenhum comentário: