A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, recebeu no início da tarde desta quarta-feira ( 29), o Prêmio Prefeito Empreendedor, outorgado pelo Sebrae-RN, em solenidade realizada no Olimpo Recepções, reunindo prefeitos de várias partes do Estado. O prêmio consiste num selo e certificado que atesta o bom trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Natal em prol das pequenas e médias empresas.
A chefe do executivo municipal foi uma das 39 finalistas do VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e concorreu ao prêmio por promover ações para minimizar a burocracia e estimular o desenvolvimento dos negócios de pequeno porte para fortalecer o segmento das micro e pequenas empresas.
O prêmio tem como objetivo reconhecer a capacidade administrativa dos gestores municipais que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo à criação e desenvolvimento dos pequenos negócios e à modernização pública.
Os cinco prefeitos premiados com destaque temático foram Ivan Lopes Júnior (Assu), na área Promoção do Desenvolvimento Rural; prefeito de Janduis, Salomão Gurgel Pinheiro, na área de Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais e Lei Geral Municipal; e o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rêgo, na área Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual e Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto escolhido como o melhor do Rio Grande do Norte foi o da Prefeitura de Assu.
“Pela primeira vez, a cidade do Natal participa do Prêmio, e estou muito feliz por estar entre os 39 prefeitos premiados”, comentou a prefeita Micarla de Sousa. “Assim como eu, os outros 38 fizeram sua parte e estamos disponibilizando os nossos projetos de prefeitos empreendedores”.
Uma das características da etapa estadual do prêmio este ano foi o número de municípios estreantes no concurso. Dos 39 habilitados nesta edição, 19 prefeitos representam cidades que participaram pela primeira vez do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
A sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu número recorde inscrições de todas as edições da premiação realizadas no Rio Grande do Norte. Foram 51 prefeituras inscritas. Desse total, 39 prefeitos tiveram seus projetos bem avaliados e chegaram à fase final do concurso. Os três vencedores irão concorrer com os respectivos campeões de outros estados do Nordeste. Já os projetos que obtiverem melhor colocação na etapa regional concorrerão ao prêmio nacional, cuja premiação está prevista para ocorrer em maio, em Brasília (DF).
CRITÉRIOS
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreeendedor pretende incentivar prefeituras a desenvolverem políticas voltadas para o segmento das MPE’s, além de reforçar a importância do empreendedorismo para o Rio Grande do Norte e o Brasil. Para selecionar o melhor projeto e os destaques temáticos, a comissão avaliadora leva em consideração diversos critérios na análise das ações descritas pelo gestor.
São itens como abrangência em relação à quantidade de áreas de atuação, nível de integração das ações do projeto, integração com outras instituições e municípios da região, impacto gerado no faturamento das micro e pequenas empresas e na criação de novas empresas formais, reflexos na receita do município, expectativa de continuidade, relação custo benefício, potencial de reprodução em outras cidades, nível de ineditismo e inovação do projeto, entre outros.
Com informações do site da Prefeitura do Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário