02/12/2013

RN recebe nesta segunda-feira mais 95 médicos cubanos

Do G1 RN
Profissionais do Mais Médicos que atuarão no RN desembarcaram em Natal neste domingo (15). (Foto: Matheus Magalhães/G1)

O Rio Grande do Norte vai receber nesta segunda-feira (2) mais 95 profissionais cubanos do programa Mais Médicos do governo federal. A vinda dos profissionais faz parte do convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Eles chegam a Natal em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a manhã e noite desta segunda-feira na Base Aérea de Natal. Os profissionais serão recepcionados por representantes do governo do estado e apoiadores do Ministério da Saúde.

O novo grupo de profissionais que chega ao estado corresponde à segunda etapa do segundo ciclo do programa. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), os médicos serão lotados em cerca de 90 municípios. O coordenador da Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab)/Mais Médicos, Hugo Mota, explica que após a chegada, os cubanos passarão por um momento de acolhimento em Natal para conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os médicos permanecem na capital potiguar até a sexta-feira (06) e depois seguem para os municípios onde também passarão por um acolhimento para conhecer a estrutura de saúde de onde serão lotados.

“O foco do programa é a atenção básica, com ele o Ministério da Saúde está levando profissionais e estruturando as Unidades Básicas de Saúde para um atendimento qualificado para a população que mais precisa. Além de diminuir as desigualdades na distribuição de médicos em regiões com alta vulnerabilidade social”, disse Hugo Mota.

No Estado, o Programa é monitorado pela Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). A Comissão Provab/Mais Médicos é composta por técnicos da Sesap, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN (Conasems) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do RN (UERN).

Nenhum comentário: