segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Lagoa de Velhos/RN: Criadores de rebanho bovino vendem leite para empresa de laticínios da Paraíba

Após quase quatro anos sem funcionar, o tanque resfriador de leite doado ao município de Lagoa de Velhos pelo Programa de Desenvolvimento Solidário começou a funcionar. 
O equipamento ficou parado durante todo esse tempo porque os criadores de rebanho leiteiro não tinham a quem vender o leite produzido nas comunidades locais. O tanque tem capacidade para processar 2 mil litros de leite por dia.
Contudo, uma conversa com um empresário do ramo de laticínios do estado vizinho da Paraíba fez os produtores renovarem as esperanças. "Ele se interessou e começamos a vender nossa produção", disse Marcelo Samuel da Silva, um dos criadores beneficiados com a venda de leite.
A produção está sendo vendida desde o início de dezembro. Na primeira quinzena foram comercializados 1.223 litros, na segunda esse quantitativo passou para 1.758 litros. E a expectativa dos produtores para a terceira quinzena é de ultrapassar 2 mil litros de leite.
O litro de leite é vendido para a empresa de laticínios ao preço de R$ 1,10. Com o leite são produzidos queijos, iogurtes e doces, entre outros produtos. Na opinião de Marcelo, o tanque resfriador de leite possibilita o fortalecimento da pecuária e incentiva a agricultura familiar. 
A Prefeitura de Lagoa de Velhos oferece apoio logístico aos 10 produtores de leite que estão vendendo leite à empresa paraibana.








Nenhum comentário: