07/11/2014

Lagoa de Velhos/RN: 1º Circuito Saúde e Educação reúne dezenas de estudantes

Sucesso. Assim pode ser considerado o 1º Circuito Saúde e Educação promovido na Escola Municipal São Sebastião, na última quarta-feira, dia 5. Uma grande “feira de ciências” foi montada pelos alunos da instituição para apresentar os trabalhos desenvolvidos sobre diversos temas ligados à saúde como: Hipertensão, Obesidade, Diabetes, Drogas, Gravidez na Adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).
A ideia do evento, segundo a secretária de Saúde, Ertalice Souza, era estimular o aprendizado. “Queríamos incentivar que eles estudassem sobre os temas propostos e apresentassem para o público. E nossas expectativas foram superadas, pois os alunos apresentaram os trabalhos de várias formas”, destacou.
Na sala da hipertensão e obesidade os visitantes podiam aferir a pressão arterial e medir o Índice de Massa Corporal (IMC) e ainda receber explicações sobre as patologias. Enquanto isso o público que optava pela sala da diabetes assistiam a um vídeo sobre a doença e ouviam as explicações dos alunos.
O grupo que ficou com as DST’s usaram imagens em telão e cartazes para explicar as principais doenças. Quem tem vida sexual ativa pode pegar preservativos masculino ou feminino distribuídos na sala. Os estudantes que ficaram com o tema gravidez na adolescência preferiu criar uma peça e um musical. É importante ressaltar que todos os trabalhos tiveram a supervisão dos professores e dos profissionais da saúde como enfermeiras, fonoaudióloga, nutricionista e fisioterapeuta. As turmas responsáveis pelo tema Drogas tiveram o acompanhamento do coordenador do Proerd da Região Trairi, cabo Jailson Marques.
Para as crianças que estudam na Escolinha João Paulo II foi montada uma programação especial com demonstração de escovação, alimentação saudável e violência nas escolas. “Convidamos os estudantes das outras escolas para que pudessem ver nossa exposição e aprender com o intercâmbio educacional. A integração entre nossas instituições é muito importante para o futuro da educação de Lagoa de Velhos”, disse a diretora da Escola São Sebastião, Joelma Mafra.
No final do dia foram escolhidos os 10 alunos que mais se destacaram para se tornarem agentes de saúde mirins e profissionais mirins do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Vamos levar esses estudantes para conhecer nosso trabalho de pertinho”, disse a coordenadora do NASF, Janaína Araújo.  Como premiação os estudantes vão conhecer  diversos pontos turísticos de Natal.   

Alunos destaques do Circuito Saúde e Educação

5º A – Laura e Maria Rita
5º B – Nayanda
6º  – Joyce e Letícia
7º – Davi e Samuel
8º – Ianderson e Mateus
9º – Edla Maria

Confiram algumas fotos:
















Confira todas as fotos CLICANDO AQUI

Nenhum comentário: