segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Número de aulas práticas de direção irá aumentar em dezembro


Carga horária das aulas práticas de carro aumenta no próximo dia 1º de dezembro

A partir do próximo dia 1º de dezembro o número de aulas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B – carro – irá aumentar das 20 atuais para 25, sendo cinco delas obrigatoriamente no período noturno, para os processos de primeira habilitação. No caso da adição de categoria serão 20 aulas, sendo quatro a noite. As mudanças também devem chegar aos bolsos dos candidatos, com aumentos de 20% a 30% dos preços cobrados nos Centro de Formações de Condutores (CFCs).
 
A implantação é uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do 5 de junho de 2014, e que foi acatada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE entrou em contato, por telefone, com a Subcoordenadora de Controladoria de Trânsito do Detran/RN, Márcia Marques da Rocha, que assegurou a mudança no Estado. “Está confirmado. Quem abrir o processo [de primeira habilitação] a partir do dia primeiro, vai ter mais 5 aulas praticas na categoria B”, declarou.

Diretor Geral do CFC Vitória, no centro de Parnamirim, na Grande Natal, Eduardo Migliavaca destaca que a mudança na carga horária também implicará acréscimo dos custos, tanto para as auto escolas quanto para os candidatos. “Aumentando o número de aulas, aumenta a despesa. Com o aumento da gasolina e o preço defasado, vai subir o preço em 20% a 30% no valor total da categoria B”, frisou.

Mudanças na carga horária
- Primeira Habilitação
45 horas de aulas teóricas, 25 aulas práticas de carro e/ou 20 aulas práticas de moto, sendo 20% da parte prática no período noturno.

- Adição de categoria B
20 aulas práticas de carro, sendo quatro no período noturno
 Tribuna do Norte

Nenhum comentário: