27/01/2015

Corpo de Bombeiros tem novo comandante e receberá novos investimentos

Passagem de Comando Corpo de Bombeiros_Demis Roussos (19)
O governador Robinson Faria afirmou na manhã desta terça-feira, 27, que o Corpo de Bombeiros Militar do RN vai receber investimentos para contratar 400 novos integrantes e adquirir equipamentos modernos. “O objetivo da nossa administração e dar mais segurança à população. E o Corpo de Bombeiros faz parte do sistema de segurança pública”, disse o governador ao participar da solenidade de transmissão do cargo de comandante geral da corporação.
O coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza assumiu o comando em substituição ao coronel Elizeu Lisboa Dantas. Na solenidade, Robinson Faria registrou que hoje o Corpo de Bombeiros Militar tem um efetivo de 640 homens e mulheres, mas precisa de mais 400. Além de pessoal, destacou o governador, a corporação precisa de novos e modernos equipamentos para atender as demandas da população.
Ele lembrou que além de Natal e Mossoró, o Corpo de Bombeiros só está presente nas cidades de Assu, Caicó e Pau dos Ferros. Esta presença, entretanto, é deficitária, vez que são apenas subgrupamento e sessões. “O governo fará de tudo para suprir as deficiências e socorrer a população”, afirmou.
Ao se referir ao comandante que está saindo e ao que está assumindo suas funções, o governador declarou que o coronel Elizeu Lisboa “cumpriu sua missão com dignidade e merece o reconhecimento de toda a sociedade. O coronel Otto é um militar qualificado e dará continuidade ao trabalho que vem sendo executado”. O governador ainda registrou que o Corpo de Bombeiros goza de credibilidade junto à população e que é uma das instituições mais respeitadas.
CURRICULO DO NOVO COMANDANTE
Antes de ser nomeado para o cargo de Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, o coronel Otto Ricardo exerceu o subcomando da corporação desde 28 de agosto de 2010, data em que foi promovido ao posto de coronel.
Nascido em 15 de junho de 1968, na cidade de Recife, incorporou as fileiras da corporação em 23 de fevereiro de 1988, quando ingressou na Academia de Oficiais do Estado de Minas Gerais. Foi declarado aspirante a oficial em 7 de dezembro de 1990.
Como oficial exerceu as funções de Comandante da Seção Contra-Incêndio do Aeroporto Internacional Augusto Severo, Chefe de Gabinete do Comando Geral, Assessor Militar do Tribunal de Justiça e Secretário Executivo do Fundo Estadual de Segurança Pública (FUNSEP/SESED), entre outras.
Em 2013 integrou uma Comissão Nacional criada pela SENASP/MJ que elaborou a Política Nacional de Bombeiros Militares.
Aperfeiçoamento da formação militar:
PERICIA DE INCÊNDIO NO DISTRITO FEDERAL EM 1990
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS NO RN EM 1995
CURSO SUPERIOR DE BOMBEIROS NO CEARÁ EM 2005
CUSSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE OFICIAIS – POLICIA JUDICIÁRIA MILITAR NA CORREGEDORIA DA POLICIA MILITAR DE SÃO PAULO EM 2011.
Tem formação como Bacharel em Direito e é Pós-Graduado em Políticas Públicas.

Nenhum comentário: