segunda-feira, 4 de maio de 2015

Câmara Municipal de Natal homenageou equipes que atuaram no resgate em Mãe Luiza

Hom. ao Bombeiros e Def.Civil - Foto ELPÍDIO JÚNIOR.
A Câmara Municipal de Natal realizou, na noite da última quinta-feira (30), no Plenário da Câmara Municipal de Natal, uma sessão solene em homenagem às equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte e da Defesa Civil do município do Natal que trabalharam no resgate do corpo do auxiliar de pedreiro Kleberson do Nascimento, que faleceu enquanto tentava desobstruir um bueiro para passagem de água da chuva, na Rua Atalaia, bairro de Mãe Luíza, no dia 21 de março. Na ocasião, representantes das duas corporações receberam diploma pelos relevantes serviços prestados à capital potiguar.
O vereador Júlio Protásio, propositor da homenagem, lembrou que muitos militares estavam de férias ou de folga e demonstraram disposição em ajudar seus colegas comparecendo voluntariamente ao trabalho. “A ação integrada foi fundamental para que a atividade fosse bem sucedida. Uma operação tão complexa como esta alcançou eficiência graças à união de esforços de todos os órgãos envolvidos”, frisou.
Segundo ele, foi esse espírito de coletividade, de altruísmo, tão executado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, que levou Kleberson a lutar para defender sua comunidade. “A ele, rendemos homenagem. Kleberson compreendia que, nas batalhas da vida, as armas mais eficazes são a bondade, a assistência recíproca e a caridade”, destacou Júlio.
De acordo com Pedro Celestino Dantas Junior, Secretário Adjunto de Defesa Social, os profissionais da instituição atuam focados na segurança da sociedade. “Temos limitações estruturais, todavia, superamos todas as adversidades através do trabalho conjunto com outras forças, como os bombeiros”.
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza, disse estar orgulhoso da tropa. “Como corporação precisamos enfrentar desafios. Isso faz parte do nosso cotidiano. Meus subordinados deram um exemplo de profissionalismo, determinação e amor ao próximo”.
Segundo o Capitão do Corpo de Bombeiros Antônio Queiroz, o principal objetivo da operação foi devolver o corpo de Kleberson para que sua família pudesse realizar um funeral digno. “Durante o serviço a equipe precisou conviver com riscos de soterramentos, desabamentos e contaminação biológica. Os companheiros foram disciplinados e pacientes o tempo todo. O ofício do bombeiro é salvar vidas. Porém, nem sempre é possível. Quando as chances de vida terminam, partimos para a defesa da dignidade humana”, explicou.
Maria de Lourdes do Nascimento, irmã de Kleberson, agradeceu em nome de toda família o empenho dos profissionais. “A todos que nos ajudaram, o nosso muito obrigado por cada dia e noite que dedicaram ao resgate. Realmente, são merecedores dessa homenagem”.
Os vereadores Ary Gomes (PROS), Eudiane Macedo (SDD), Emanoel do Cação (PP) e Cabo Jeoás (PCdoB) também participaram da solenidade.

Nenhum comentário: