08/09/2015

Por que num País com tanta miséria empresas doam bilhões a políticos?, questiona Joaquim Barbosa

ADJO977    BSB -  01/07/2014  - STF / JOAQUIM  - POLITICA -  Ministro presidente Joaquim Barbosa preside sua ultima sessão plenária do STF pois o Supremo entra em férias e só volta a contar prazos em agosto. O STF deve decidir sobre a “modulação” dos efeitos da decisão que julgou inconstitucional a resolução do TSE que pretendia mudar o tamanho das bancadas dos Estados e do Distrito Federal na Câmara dos Deputados para as eleições de 2014, nio plenario do STF em Brasilia.   FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO
FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO
O ex-ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, comemorou nas redes sociais a rejeição do Senado ao financiamento de campanhas eleitorais por empresas. “Por que num país com tanta miséria, onde os salários são tão baixos, empresas encontram meios de doar bilhões a políticos e a partidos?”, postou Barbosa no dia 3, quando, por 36 votos contra 31, o Plenário do Senado passou emenda ao projeto de lei da Câmara vetando doações de pessoas jurídicas a candidatos e a partidos.
barbosa-doacao-campanha“Uma boa notícia: o Senado rechaçou projeto sobre financiamento de partidos e de campanhas políticas por empresas privadas. Alvíssaras!”, escreveu o ex-ministro que, na presidência da Corte máxima, em 2012, conduziu o histórico julgamento do Mensalão.
“Doação a partidos é escolha que deve ficar circunscrita à esfera individual: é expressão das preferências político-ideológicas do cidadão”, tuitou Joaquim Barbosa.

Fausto Macedo – Estadão

Nenhum comentário: