26/11/2015

Lagoa de Velhos/RN: Vereador Eilson Mafra apresentou indicação na câmara no intuito que seja colocado o nome de Assis Fonseca(In Memorian) na UBS que está sendo construída


Na seção da última sexta(13), na câmara municipal de vereadores de Lagoa de Velhos, o vereador Eilson Mafra, colocou uma indicação, propondo que seja colocado na UBS que está sendo construída, o nome do ex-vereador, ex-presidente da câmara e ex-prefeito Assis Fonseca(In Memorian), a indicação foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores que estavam presentes na seção.

Segue uma breve biografia a vida do saudoso Assis Fonseca:

Francisco de Assis Fonseca chegou a Lagoa de Velhos no ano de 1965, onde iniciou sendo tratorista da Fazenda Iguatú, em seguida passou a ser gerente do barracão da fazenda, já no ano de 1967 se elegeu vereador, onde os moradores da fazenda Iguatú fizeram dois vereadores, Assis Fonseca e Augusto Nicolau.
Ainda no ano de 1967, Assis Fonseca juntamente com um grupo de amigos, construíram o clube SERCLAVE, que teve sua inauguração no dia 04 de Novembro do ano supracitado.
Mais adiante no ano 1972, Assis Fonseca se elege prefeito de Lagoa de Velhos, tendo seu mandato iniciado no ano de 1973 e findado no ano de 1977.
Como prefeito Assis Fonseca conseguiu trazer energia elétrica para toda cidade e ainda construiu o primeiro Posto de Saúde do município, que hoje leva o nome de Unidade Mista de Saúde Genoveva Ferreira, outro feito importante na sua época de prefeito, foi quando abriu a estrada que dá acesso ao Surrão, hoje RN-093.
Ainda na época de prefeito, Assis Fonseca firmou convênio com o colégio São José em São Paulo do Potengi, onde disponibilizava transporte para levar os alunos para estudarem naquela instituição, disponibilizava transporte também para levar os idosos para Lajes do Cabugi, para se aposentarem pelo FUNRURAL.
Mesmo depois que saiu da prefeitura, no ano de 1977, Assis Fonseca ainda continuou trabalhando por Lagoa de Velhos, no ano de 1982, através do Programa Emergência no governo de Lavosier Maia, chegou a realizar um sonho antigo dos desportistas Lagoenses, construiu a primeira quadra de futsal e volei, por trás do SERCLAVE.
Mais tarde, no ano de 1988, conseguiu eleger seu filho Júnior Fonseca ao cargo de vereador, que até os dias de hoje, foi o vereador mais jovem da história em Lagoa de Velhos.
E pra finalizar sua vida pública em Lagoa de Velhos, Assis Fonseca foi Secretário de Obras do ano de 1993 até o ano de 1996, no mandato do então prefeito Ailton Araújo.

2 comentários:

Unknown disse...

Quero aqui deixar os meus agradecimentos aos responsáveis por esta homenagem tão merecida,ao meu honroso pai FRANCISCO DE ASSIS FONSECA,por sua contribuição no desenvolvimento da minha querida pátria amada .

Unknown disse...

Quero aqui deixar os meus agradecimentos aos responsáveis por esta homenagem tão merecida,ao meu honroso pai FRANCISCO DE ASSIS FONSECA,por sua contribuição no desenvolvimento da minha querida pátria amada .

Ana Cléia Fonseca