quinta-feira, 30 de junho de 2016

Felipe Maia pede ao governo aumento de repasse do FPM aos municípios

Felipe Maia discursa 01

Em discurso no plenário da Câmara, nesta terça-feira (28), o deputado Felipe Maia (DEM) pediu a compreensão do Governo Federal para cumprir com o repasse da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), estabelecido pela Emenda Constitucional (EC) 84/14. Atualmente, o FPM é formado por 23,5% do que a União arrecada com o Imposto de Renda (IR) e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A EC 84/14 determina o seu aumento para 24,5%.
“O antigo governo comprometeu o orçamento e não aumentou a arrecadação aos municípios. Em uma verdadeira pedalada, o governo tirou 0,5% do repasse que deveria ter sido feito no ano passado. O 1% de arrecadação resultaria em R$ 3 bilhões de acréscimo do FPM aos municípios”, explicou o parlamentar.
Para Felipe Maia, a aprovação da Emenda Constitucional foi uma tentativa de “dar um alento aos municípios”. “A Emenda é um compromisso com o Brasil, por isso, faço esse apelo à equipe econômica e ao governo federal para que esse aumento de 1% seja prevalecido e não seja apenas de 0,75%, como já tem sido anunciado. É necessário fazer um esforço no caixa para que os municípios tenham boas notícias e garantir que eles tenham recursos mínimos para uma administração digna ao povo brasileiro”, concluiu.

Nenhum comentário: