11/10/2017

Sejuc fecha CDPs por “falta de estrutura” e espera entrega de Cadeia Pública


Após o fechamento do Centro de Detenção Provisória de Assu, na região Oeste do estado, o titular da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, Luís Mauro Albuquerque Araújo, informou que mais nenhuma unidade das 28 em funcionamento terão suas atividades encerradas “por hora”.


A informação foi repassada pelo titular da pasta durante entrevista coletiva realizada na sede da secretaria, nesta terça-feira (10), no Centro Administrativo. O secretário informou que os CDPs que foram fechados não atendiam as questões mínimas de segurança e infraestrutura para comportar os apenados do sistema prisional potiguar, que conta com cerca de 8.319 presos em sua totalidade.

Foram fechados os CDPs de Assu, Macau, Santa Cruz, Potengi, Pirangi (Centro de Triagem), Nova Parnamirim e Zona Norte e redistribuídos um total de 779 presos provisórios até o momento. E o grande motivo segundo Luís Mauro Albuquerque é que as unidades “não apresentavam condições mínimas de manter presos e tinham ramais de fuga. Assim optamos por remanejar e colocá-los num local onde eles não consigam fugir, mesmo superlotando estes locais”, informou.
“A estrutura foi avaliada e não ajuda na manutenção dos presos, além de dividir o efetivo que chegou a manter apenas um agente penitenciário por CDP. Agora os presos remanejados foram enviados para locais onde o patrulhamento é feito por seis agentes. Isso não é questão de números e sim de estratégia”, explicou o titular da Sejuc.

E pensando em suprir estas vagas, a pasta espera a conclusão da Cadeia Pública de Ceará Mirim, que será entregue até o fim deste ano com 90% das obras concluídas. Assim serão disponibilizadas mais 620 vagas no Sistema Prisional do estado. “O governador está fazendo um esforço enorme para entregar a Cadeia Pública de Ceará Mirim até o fim do ano. As obras estão na reta final e tudo será entregue quando os concursados se formarem no curso de formação e forem nomeados”, informou o secretário.

Portal no Ar

Nenhum comentário: