27/12/2018

Técnico do ABC admite “perigo” por usar Estadual como preparação



Os torcedores que acompanham a preparação do ABC para a temporada de 2019 estão sentindo falta de uma situação específica no cronograma montado pelo técnico Ranielle Ribeiro: a falta de jogos amistosos. Desde que assumiu o clube, esta é a segunda pré-temporada que o treinador dirige o elenco, e pela segunda vez opta por não realizar os ditos “jogos preparatórios”.
Para Ranielle, o fato de não jogar partidas com esse viés não torna a equipe menos capacitada que as demais. Pelo contrário: crê que os treinamentos limitados ao próprio elenco são mais eficazes. No próximo sábado, 29, haverá um jogo-treino no CT Alberi Ferreira de Matos, método este que o comandante achou melhor para testar seus jogadores.
“Não sou muito adepto de amistoso. Vejo que alguns treinos tem o poder de ter uma qualidade muito maior do que o jogo propriamente dito, tanto que os atletas que vão vivenciar esse jogo-treino de sábado vão trabalhar apenas 45 minutos, depois entra outro grupo. A ideia é não extrapolar as cargas e os limites de cada jogador”, explicou Ranielle.
Questionado sobre se o fato de não medir forças com outras equipes na pré-temporada pode vir a prejudicar o time no Campeonato Potiguar (uma das primeiras competições oficiais a serem disputadas em 2019, paralela à Copa do Nordeste), o técnico admitiu que sim, mas elencou o torneio local como “preparatório” para o restante do ano.
“O calendário que o ABC tem propicia muitos jogos em pouco tempo, então precisamos colocar as partidas do Estadual como preparação. 
[É claro que] Se corre um perigo, mas a periodização, o cálculo das cargas, todo o planejamento que é feito aqui dentro, a gente tem que levar em consideração para que a gente não perca algum atleta no início da temporada”, completou.

A estreia do ABC em 2019 está marcada para o dia 9 de janeiro, contra o Globo, no Frasqueirão. Atual tricampeão potiguar, o Alvinegro buscará o inédito tetracampeonato desde que sua casa foi inaugurada, em 2005. A Copa do Nordeste, considerada principal competição do 1º semestre, terá início no dia 15 de janeiro.

ATG. Rodrigo Ferreira

Nenhum comentário: