06/01/2021

Dona Fausta Carvalho foi a primeira mulher eleita vereadora no município de São Tomé/RN



A primeira mulher eleita vereadora do Município de São Tomé, foi a Lagoense Fausta Carvalho de Lira, para cumprir o mandato de 1958 a 1962.
Dona Fausta era a terceira filha do Fazendeiro João Marinho de Carvalho e da comerciante Ana Catarina de Carvalho, portanto, bisneta de João Anselmo, fundador de Lagoa de Velhos.
Não obstante, a atuação política daquela mulher marcaria também a sua terra natal, visto que tornar-se-ia a primeira prefeita constitucional do recém criado Município de Lagoa de Velhos, aos 34 anos de idade.
A veia política corria no sangue de D. Fausta, posto que seu bisavô paterno tenha sido vereador da Câmara de Natal por sete mandatos (1710, 1715, 1716, 1717, 1718, 1736 e 1737).
No início da década de 1960, Dona Fausta conciliava seu trabalho nos Correios, ajudava o marido nas lides da Fazenda Cruzeiro e já era mãe de cinco filhos (Vasco, José, Erta, Edna e Jonas) frutos de seu casamento com Inácio Barreto de Lira, chefe político local e apoiador do Coronel Teodorico Bezerra, cujas articulações foram essenciais para ambas as vitórias políticas.
A trajetória de D. Fausta foi marcada por uma vida pautada no respeito, na ética e no assistencialismo, sendo umas das mentoras e primeira presidente do orfanato de Lagoa de Velhos, além de haver doado os terrenos para a construção do primeiro poço da cidade, do Colégio velho, do Conj. João Leonardo, da prefeitura de Lagoa de Velhos e do ginásio Sólon Solano de Lira, a partir do espólio de herança de seu falecido marido.
Atualmente, D. Fausta está com 92 anos de idade e reside à Rua José António da Costa, 159, Centro, Lagoa de Velhos-RN.

Com informações da Página Coisas de São Tomé 

Nenhum comentário: