16/07/2014

Prefeitos da Região Potengi se reúnem para discutir a vinda do SAMU para a região e a melhoria do Hospital Regional

Nesta quarta-feira (16), às 14 horas, na sede da Associação dos Municípios do Litoral e do Agreste Potiguar (AMLAP), em Natal, acontecerá uma importante reunião promovida pela Associação dos Vereadores do Potengi, para tratar com os prefeitos da nossa região, da possibilidade da instalação de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na Região Potengiense.


No evento também será discutido a celebração de um Consórcio Intermunicipal (Pró-Gestão), com o intuito de melhorar o atendimento no Hospital Regional Monsenhor Expedito, de São Paulo do Potengi.

O pacto passaria a funcionar da seguinte forma: cada município passa a arcar com o pagamento dos atendimentos de urgência e emergência dos seus munícipes de acordo com o número de pacientes atendidos naquela unidade hospitalar.

 O mesmo procedimento ocorrerá em relação ao SAMU. Internações e cirurgias continuam por conta do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro desta quarta-feira é uma sequência da reunião que ocorreu no último dia dois de julho na Câmara Municipal de nossa cidade e contou com a presença do Secretário de Saúde do RN, secretários municipais de saúde e de apenas quatro prefeitos: Naldinho (São Paulo do Potengi); Mara (Riachuelo); Igor (Lagoa de Velhos) e Kerginaldo (Senador Elói de Souza).

Os outros gestores municipais levaram falta, apesar de convidados.

Daí a grande importância da presença de todos os prefeitos potengienses nesta reunião, pois o gestor municipal é quem tem o poder de decidir sobre gastos financeiros, a palavra final é dele. Saúde Pública é prioridade número um. 

Destacar aqui a luta que vem sendo colocada em prática pelo Parlamento do Potengi, formado por 101 vereadores , presidido pelo vereador João Cabral, na defesa dos interesses coletivos dos potengienses.

Teremos outras informações.

Fonte: Silvério Alves

Nenhum comentário: