06/08/2014

Lagoa de Velhos/RN: Secretaria de saúde promoveu o 1º AmamentAÇÃO em comemoração a Semana de Aleitamento Materno

Em comemoração a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde promoveu o 1º AmamentAÇÃO. O evento  teve como principal meta orientar as gestantes quanto à importância da  amamentação e estimular o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros  meses de vida do bebê. O encontro foi promovido em parceria das equipes da  Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Além das palestras com os profissionais do município, as futuras  mamães tiveram a oportunidade de receber orientações sobre a amamentação  com a educadora em saúde do Banco de Leite da Maternidade Divino Amor,  em Parnamirim, Rosângela Vieira. Para ilustrar suas orientações, Rosângela  apresentou a “Família Amiga do Peito”, projeto desenvolvido pela educadora há 12 anos. 

Com experiência na área de aleitamento materno há 16 anos,  Rosângela disse às gestantes: “Estou muito feliz porque apesar de ser  um município pequeno as equipes estão preocupadas em incentivar a  amamentação”, ressaltou.

As gestantes assistiram, ainda, vídeos apresentados pelo médico da  ESF, Porfírio Rodriguez Lopez, que mostraram a formação do bebê desde o  ato da fecundação até o parto. Em seguida a enfermeira Tatiana Nagano falou  sobre a importância do pré-natal e das vacinas que as gestantes precisam  tomar durante o período. 

O fisioterapeuta Thiago Hermógenes apresentou exercícios de  relaxamento que ajudam a mulher aliviar as tensões diárias no período  pós-parto. As mamães receberam da nutricionista Poliane Ribeiro dicas de  alimentação saudável durante a gravidez e que podem ajudar no período de  amamentação. No encerramento as gestantes receberam as bolsas da Rede  Cegonha com um kit de higiene pessoal para os bebês.

Exibindo image.jpg

Exibindo image.jpg

Exibindo image.jpg

Exibindo image.jpg

Exibindo image.jpg

Exibindo image.jpg

Nenhum comentário: