09/09/2014

Lagoa de Velhos/RN: Atenção Básica é capacitada em Saúde do Trabalhador

O tema saúde do trabalhador foi amplamente discutido nesta terça (09), com 32 servidores da saúde de Lagoa de Velhos. As equipes do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Núcleo Regional em Saúde do Trabalhador (NURSAT) ministraram uma capacitação sobre política de saúde do trabalhador para a atenção básica.
A especialista em saúde do trabalhador, Lucy Mallori, iniciou a capacitação explicando as competências constitucionais e legais da saúde do trabalhador. Os servidores puderam conhecer detalhes da parte histórica do trabalho desde a época da escravidão, passando pela revolução industrial até a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1990.
O tema Vigilância em Saúde foi apresentado pela enfermeira Débora Câmara de Lemos que ressaltou a importância de informar os dados referentes a acidentes de trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). “Somente com esses índices o Ministério da Saúde pode conhecer os tipos de acidentes mais freqüentes para poder atuar de forma mais eficaz”, disse.
A qualificação foi encerrada com a palestra da técnica em segurança do trabalho, Alessandra Karla de França, falou sobre a Inspeção Sanitária. “Nessa área é importante identificar os ambientes de trabalho para que possíveis fatores de risco possam ser atenuados” ressaltou.
Na opinião da enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Tatiana Nagano, essa capacitação vai proporcionar um novo olhar da equipe e da vigilância epidemiológica sobre os trabalhadores do nosso município. “Vamos intensificar as ações de prevenção à saúde do trabalhador com base nos problemas que forem detectados”, afirma.
A partir de agora o município de Lagoa de Velhos se torna uma unidade notificadora. “Ficamos felizes com a atenção que recebemos das equipes regional e estadual de saúde do trabalhador. A responsabilidade aumenta, mas nossa equipe está preparada e de mãos dadas para oferecer a cada dia um SUS de qualidade”, concluiu a secretária de Saúde, Erta Souza.  















Nenhum comentário: