01/08/2018

Empresários lançam projeto para revitalizar região do Centro de Natal

Diante da sensação de insegurança e dos problemas estruturais experimentados pelo público que frequenta a região do Centro de Natal, como a falta de limpeza e iluminação deficitária, um grupo de empresários deu início a um movimento disposto a lutar pela valorização e reestruturação do bairro de Cidade Alta, um dos mais importantes pontos do comércio da capital potiguar.
O movimento “Viva o Centro” consiste na mobilização da sociedade civil e poder público na revitalização urbana e comercial da região central da cidade. O grupo promete combater a crescente degradação da área, como os corredores das avenidas Rio Branco e Deodoro Fonseca, que estão repletos de empreendimentos fechados.
“Acreditamos que, ao nos associarmos, teremos força para transformar o centro da cidade em um local atrativo tanto para os lojistas quanto para a população”, revela a empresária Camilla Schultz, uma das organizadoras da iniciativa.
O movimento “Viva o Centro” é um projeto que já rendeu mudanças práticas em outras capitais brasileiras. A união de esforços de empresários e moradores resultou em mudanças nos principais bairros da região central da cidade de São Paulo. Entre 2001 e 2017, a área foi repovoada e ganhou novos estabelecimentos comerciais. A expectativa é de que o fenômeno se repita em Natal. “Somos mais de 100 empresários em busca de melhorias para o centro da nossa cidade”, reforça Camilla Schultz.
Ainda no início das atividades, a primeira reunião aconteceu no último dia 27 de julho. O “Viva o Centro” quer se aproximar do poder público (Estado e Prefeitura do Natal). O grupo pleiteia a reestruturação das principais vias da região do centro histórico de Natal. Os pontos-chave são a falta de estacionamento, segurança e iluminação públicas e limpeza urbana.
A partir de agora, o próximo passo do grupo é elaborar projetos para a melhoria da estrutura urbana. “Queremos chegar com projetos viáveis e de fácil implementação, pois o Centro clama por atenção urgente. Nossa intenção é agir de forma prática e eficiente”, reforça a organizadora do movimento.
Um dos projetos encampados pelo grupo é a integração das câmeras de segurança das unidades comerciais do bairro de Cidade Alta. O objetivo é que as imagens sejam enviadas para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública do Estado (Ciosp). Com relação ao município, a ideia é a melhoria da rede limpeza dos corredores comerciais. “Queremos reascender a luz sobre a região do Centro de Natal. Esperamos um ordenamento do uso das vias públicas”, aponta o contador Rui Cadete, diretor da Rui Cadete Consultores e Auditores Associados.
A empresa criada por ele está há 27 anos no bairro de Cidade Alta. Ainda segundo Rui Cadete, o ambiente das unidades comerciais também precisa de melhorias. “Cada empresário precisa melhorar a própria estrutura e, com isso, revitalizar a área no entorno do empreendimento. Também é necessário que as empresas invistam na capacitação da mão de obra, para gerar bons resultados no atendimento aos clientes”, justifica. Ainda segundo o empresário, o movimento também requer o auxílio de instituições de interesse de categorias profissionais, como o Sebrae, Senai e as federações estaduais do Comércio e Indústria.
Jalmir Oliveira

Nenhum comentário: