19/10/2018

Pesquisa XP/Ipespe: Bolsonaro tem 58% contra 42% de Haddad

Foto: Montagem

Pesquisa encomendada pela XP Investimentos ao Ipespe mostra que Jair Bolsonaro (PSL) tem 58% dos votos válidos contra 42% de Fernando Haddad (PT). Ambos oscilaram dentro da margem de erro em relação ao levantamento da última semana. Considerando todos os votos, Bolsonaro aparece com 51% ante Haddad (37%).
A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (19/10), também questionou os eleitores sobre a campanha eleitoral dos presidenciáveis. Bolsonaro é considerado melhor no programa de TV e rádio (48%) do que Haddad (30%). Nas redes sociais, o candidato do PSL tem performance ainda mais bem avaliada (59%) do que o adversário petista (20%).
Um eventual governo do PSL teria maior governabilidade, conforme a pesquisa, do que uma gestão petista. Para 45%, Bolsonaro teria governabilidade e condições para aprovar propostas no Congresso. Igual percentual de eleitores acreditam que ele teria bastante dificuldade. Vinte e dois por cento dos entrevistados acreditam na governabilidade de Haddad, enquanto 68% apontam dificuldades que o petista teria para governar.
Políticas sociais em áreas como saúde e educação (69%) são apontadas como necessidades mais urgentes para o novo governo; seguidas por propostas econômicas (17%), relacionadas à Previdência Social, por exemplo; e direitos civis (11%), envolvendo questões como porte de arma e redução da maioridade penal.
Apesar de 73% dos entrevistados se colocarem insatisfeitos com a democracia no Brasil, 56% afirmam que esse é o melhor regime de governo, 23% disseram-se indiferentes e 13% consideraram que um regime autoritário pode ser melhor do que um democrático.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) com o código BR-05349/2018, e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Metrópoles

Nenhum comentário: